Esta é uma das trinta lindas fotos da Fazenda São Jerônimo que a Gê Azevedo publicou, no domingo passado, em seu blog Mineiros na Estrada (http://www.mineirosnaestrada.com.br/brasil/fazenda-sao-jeronimo-ilha-do-marajo).
Ela, em seu texto, mostra-se triste pelo tratamento dado aos búfalos aqui na Fazenda. Então, talvez seja bom esclarecer.
Um búfalo nasce selvagem e, se conservado assim, é um dos animais mais perigosos que existem: apenas um grande felino, e se saltar de uma árvore sobre ele, é capaz de fazer-lhe mal.
Seis meses e alguma coragem são necessários para domar um búfalo que, então, torna-se dócil e extremamente útil para transporte. Ele consegue puxar até o dobro de seu peso, que em média é 700 quilos, e carregar metade dele.
O anel colocado em seu septo nasal é o que permite conduzi-lo e um vaqueiro experiente e cuidadoso sabe fazer isso com o mínimo de incômodo para ele. Pequenas batidas com um pedaço de galho podem estimulá-lo a continuar o caminho, ao invés de parar para pastar, por exemplo. O couro do animal é grosso o bastante para que esse contato não chegue a feri-lo.
Aqui na Fazenda São Jerônimo, búfalos não são abatidos e levam uma vida tranquila e sem estresse.
Assim, você pode passear montando em um deles com sua consciência ecológica bem tranquila...
Nenhum comentário:
Postar um comentário