26.12.11

Açaí



Conhece? Reconhece?


Clique na foto para ampliar




Açaí do Marajó


Em Soure, na Fazenda São Jerônimo dos amigos Dona Jerônima e Seu Brito (pais da minha amiga de faculdade Katia), onde me hospedei, não comi arroz e feijão um só dia. Não que não estivessem sempre presentes à mesa. Mas me sentia mais feliz comendo peixe com farinha, pirão ou farofa e açaí. 

Para saber se chegou açaí fresco, é só ficar de olho nas bandeirinhas. Se vir uma bandeirinha vermelha na rua, já sabe que ali tem uma casa com açaí fresco. Quando acaba, e acaba logo, os vendedores tiram o alerta. Se a bandeirinha é branca é porque tem vinho de bacaba, fruto de uma outra palmeira parecida com açaí, porém de polpa mais clara.  

Na hora de comprar, é bom olhar a higiene do local e se usam água filtrada ou mineral. O local onde Seu Brito gosta de comprar, Patuanu, fica na estrada Soure-Pesqueiro e prima pela limpeza. Seu Joaquim cata o açaí como feijão, tirando qualquer impureza ou frutos imperfeitos, lava bem antes de usar, mantém os utensílios bem areados, usa água filtrada e só vende se o produto está bem fresco. Se não está, tira a bandeirinha. E vai extraindo o vinho aos poucos (vinho é o nome dado para o sumo grosso dos frutos de palmeiras, diferindo dos sucos, de frutas outras), que é pra não oxidar. E pra clientes como Seu Brito ainda tem que peneirar, para tirar a burra, como chamam por lá o resíduo de casca que confere uma textura arenosa. O resultado, depois de peneirado, é um creme liso como de abacate. 

Com peixe fresco, frito, grelhado ou assado, é irresistível. Se você fechar os olhos, pode achar que está comendo as lascas mergulhadas numa emulsão cremosa de azeite extra-virgem, extra-fresco, extra-saboroso e extra-aromático. E ainda sem culpas porque, se você juntar apenas um pouco de farinha, isto não vai te matar de overdose calórica, afinal uma colher de sopa de açaí está bem longe das cerca de 100 calorias de uma colher de azeite.  



Foto Na Fazenda São Jerônimo, com aquela farinha, e texto, de Neide Rigo, no blog Come-se.


Informação útil: ninguém na Ilha de Marajó usa polpa congelada de açaí e muito menos misturada com xarope de guaraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário