26.12.11

Ambientes



Água de rio com água de mar, praia com mangueiros





Fazenda São Jerônimo em Marajó - 2º parte

A praia de areia fina, margeada de árvores altíssimas com impressionantes raízes aéreas é a exclusiva da Fazenda São Jerônimo.

Após o banho de mar/rio/mangue, entramos por nova trilha no meio do mato - e haja repelente, pois fomos atacados por um enxame de maruins, um mosquito tão pequeno que não se vê, mas se sente na pele, ui! E chegamos ao mangue propriamente dito, uma monumental floresta de mangueiros - a tal árvore das raízes expostas - que atravessamos sobre uma frágil passarela de bambu.

- Não pisem sobre apenas um bambu, pois corre o risco de quebrar. Melhor ir andando de lado - orientou Seu Lázaro.

E lá fomos nós nos equilibrando sobre a sequência de pinguelas de bambu, avistando famílias de caranguejos sob nossos pés, naquele cenário que nada deixa a dever a Pandora, o planeta maravilhoso de Avatar.


Ao fim de uns 500 metros, alcançamos terra firme e lá nos aguardavam os colegas de Seu lázaro puxando búfalos arrumados com selas. Ele avisa:


- Agora são três opções pra voltar até a fazenda: montado no búfalo, na carroça puxada por búfalo ou cavalo.


Saí correndo na frente para garantir meu lugar no lombo do búfalo! E fui sacolejando por mais ou menos um quilômetro no lombo do bicho, que volta e meia dava umas "rabadas" em si mesmo, que acabavam me acertando! Não machucava, mas era sempre um susto.



Texto e fotos de Valéria Martins no blog A Pausa do Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário