25.12.11

Conservação



Camaleões do Marajó - Seu Brito


Clique na foto para ampliar


Raimundo Brito é o proprietário de uma das mais belas e conhecidas fazendas da Ilha de Marajó, no Estado do Pará. Localizada na cidadezinha de Soure, a Fazenda São Jerônimo vive das atividades dos coqueirais e do ecoturismo, aproveitando racionalmente sua privilegiada natureza: uma praia deserta, quilômetros de mata fechada, centenas de animais, alguns até em extinção, igarapés e mangues.

Seu Brito, como é carinhosamente chamado por todos, desenvolve um importante trabalho de conservação da fauna local, em especial com os camaleões, como são popularmente conhecidas as iguanas que habitam a região.

Porque camaleões
“O trabalho começou há três anos, porque observamos que os camaleões estavam praticamente em extinção em nossa região, devido à sua fama de ter uma carne muito saborosa (cozida na panela). O camaleão é um animal muito importante na cadeia alimentar dos animais silvestres. Os ovos e filhotes alimentam tatus, gatos maracajás, quatis e raposas, entre outros animais da região".

Como o trabalho foi desenvolvido
"Depois que observamos que estes animais estavam em extinção, mapeamos as covas das camaleoas que ainda restavam e depois acompanhamos o desenvolvimento desses ovos até um mês após a postura (período em que acreditamos que estes ovos já estejam fora de perigo).
A primeira vez acompanhamos 20 covas de camaleoas (cada cova de camaleoa adulta tem cerca de 42 ovos e de camaleoa jovem 18 ovos). No segundo ano acompanhamos 50 covas e em 2003 conseguimos acompanhar 70 covas. Apesar de todos os esforços, ainda há áreas em que o camaleão tradicionalmente habitava, mas hoje não há um ovo sequer."

Resultados
"Hoje temos 70 covas mapeadas em duas localidades, nossa meta é atingirmos pelo menos cinco pontos de desovas, onde poderíamos acompanhar cerca de 200 covas de camaleoas. Já iniciamos também estudo para desenvolver este trabalho com outros animais como, por exemplo, o macaco guariba, dois quais, há dois anos, tínhamos apenas um grupo na Fazenda e hoje já temos três. Além dele, queremos acompanhar também o gato maracajá, a preguiça, a cobra sucuri e a cutia. 
Todos os animais acima são apreciados pelos nativos pelo sabor de sua carne (menos a sucuri) e, tendo em vista o desequilíbro social em que o nosso país se encontra, há uma grande dificuldade em manter este trabalho.

Hoje, empregamos um colaborador direto na vigilância destes animais e mais três funcionários dando suporte quando necessário. Temos a ajuda do Ibama Belém e local, porém eles também têm muita dificuldade, estamos procurando parceiros para nos ajudar nesse trabalho, onde necessitamos de mais mão de obra para o acompanhamento dos animais, mais apoio técnico e ajuda no mapeamento das áreas."

Turismo Responsável
"Considerando que nosso principal público é o turista ecológico, este ano já tivemos trilhas para mostrar a desova da camaleoa. Com isso, além de termos um atrativo a mais para os nossos visitantes, também conseguimos dar emprego à comunidade local e realizar um importante trabalho de conservação. O mesmo nativo que antes apanhava os ovos e a camaleoa, hoje está vigiando e tomando conta das covas.
Há dois anos, inclusive, pegamos um nativo caçando animais silvestres em nossa propriedade, ele foi atuado e fichado na polícia local. Há cerca de um ano abrimos vagas para condutores locais e contratamos essa mesma pessoa, que hoje é o nosso melhor guia para mostrar animais para o turista, ou seja, ele está usando a habilidade que por anos utilizou para matar animais, agora para conservá-los, propiciando mais emoção ao turista e garantindo uma fonte de renda.
A maior contribuição para a população, acreditamos ser na conscientização da mesma, pois conservando este animal estamos mantendo o equilíbrio ecológico e fixando outros animais que também correm perigo de sumir da nossa região como, por exemplo, o gato maracajá. Além disso, tentamos mostrar que o camaleão e outros animais caçados podem trazer mais dinheiro para a população vivos (atraindo turistas) do que cozidos na panela."





Texto de Equipe EcoViagem. Foto de Marcello Maestrelli (Vida de Viajante). Publicado em 16 de Março de 2004 no site EcoViagem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário