4.1.12

Fazenda


O que a gente acha que você precisa saber



A Fazenda São Jerônimo tem mais de 400 hectares, em sua quase totalidade com fauna e flora preservadas desde sempre. Aqui você encontra campos e vegetações de mangue, cerrado e floresta. A quantidade de macacos e a variedade de pássaros que moram aqui são impressionantes. Você vai ver (e mergulhar em) igarapés e numa praia deserta que mistura a água do Rio Pará com a do Oceano Atlântico. Vai passar por mangues lamacentos e por pequenos lagos. Tudo dentro da Fazenda. Vai andar a pé, a cavalo, de búfalo e de carroça puxada por búfalos, se quiser.  

A intenção é conservar a natureza para sempre. A Fazenda está incluída na Reserva Extrativista Marinha de Soure, uma Unidade de Conservação federal, o que restringe diversas atividades e a coloca sob a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – o Ibama, que costuma entregar a ela animais silvestres machucados ou desnutridos que são resgatados do comércio ilegal .

Ambiente cultural também é importante. São Jerônimo cede espaço para encontros de grupos locais de música e dança e eventualmente os contrata para shows. Uma peça de teatro foi encenada dentro da Fazenda com atores de Soure. Cenas do último longa-metragem de Tizuka Yamasaki, sobre uma personalidade da região, foram filmadas aqui. Sempre que há possibilidade, apresentamos aos nossos visitantes os artesãos em cerâmica, em grãos, cordas e em couro que trabalham na cidade.

Sem falar na culinária marajoara, ao mesmo tempo preservada e transformada pela responsável pela cozinha, D. Jerônima Brito, que tem uma boa reputação no meio da gastronomia brasileira. O restaurante serve almoços de segunda a sábado, através de agendamento prévio. Não funciona para almoço e jantar, como um restaurante comum.

A Fazenda São Jerônimo completa em 2015 o décimo-terceiro aniversário de sua abertura ao turismo. Até 2002, ela era dedicada exclusivamente ao extrativismo de frutas e à pesca, à pecuária e à agricultura em escala familiar.

A mudança chegou com a gravação dentro da Fazenda, em 2001, de um reality-show que durou meses e fez grande sucesso no país inteiro. Ela foi seguida de investimentos em capacitação e ordenamento realizados em Soure pelo órgão estadual de turismo (Paratur), em conjunto com o organismo nacional de apoio às pequenas empresas (Sebrae). Durante um tempo, a Fazenda ofereceu também pousada, serviço hoje desativado.

Os passeios na Fazenda - ecoturismo de verdade - duram entre uma e quatro horas. O melhor a fazer é tratar e agendar a sua visita por telefone. Se você aparecer sem aviso, certamente terá boas-vindas e sorrisos, mas talvez apenas isso.


Fazenda São Jerônimo. Rodovia Soure – Pesqueiro, km 3 – Bairro Tucumanduba – Soure – Pará. Código de Endereçamento Postal (CEP): 68870-000. Telefones: 55+91+3741-2093 / 55+91+8019-9699 / 55+91+9212-5997. 


Sobre este site
As fotos que aqui estão foram tiradas dentro da Fazenda São Jerônimo por turistas ou repórteres, nos últimos dez anos. Elas estão disponíveis na Internet e você acessa, através de links em cada página, a foto no site original e o perfil do fotógrafo ou blogueiro. Os textos mais importantes também são de visitantes ou de jornalistas que estiveram na Fazenda. Há poucas exceções: uma foto aérea de Soure, o material sobre um evento de gastronomia em São Paulo e este texto aqui. Todos os créditos foram dados, sempre que possível. 



Foto do plano de fundo do site: Paulo Lobato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário