1.1.12

Apetite



Turu, um molusco que só existe por aqui

Clique na foto para ampliar


Na hora do almoço não há dúvida! Um dos pratos favoritos dos moradores da Ilha de Marajó é o turu. Um molusco branquelo e comprido que vive passeando dentro de troncos de árvores apodrecidas pelas águas do mangue da ilha. Graças à sua cor branca e seu aspecto leitoso, de perto ele até lembra uma daquelas lombrigas bem simpáticas estudadas nas aulas de biologia. Na fazenda São Jerônimo manguezal é o que não falta, e o restaurante do hotel prepara pratos com o molusco que, na realidade, deveriam ser consumidos crus. Os “catadores” estão acostumados a saborear a iguaria apenas com limão e um pouco de sal. Na cozinha, Dona Jerônima faz uma sopa com eles, mas também há a opção de comê-los a milanesa. 

Os moluscos são tão compridos quanto um tentáculo de lula sem pele, eles têm a textura e consistência de uma ostra, e, aqueles que provam, garantem que o sabor é ainda mais doce.

Eles são riquíssimos em minerais, dentro de apenas um turu há cerca de 150 mg de cálcio e 55 mg de ferro! E aí? As crianças do Pará certamente são mais saudáveis comendo esse bichinho leitoso que uma porção de batatas fritas. 



 Foto de Paulo Lobato. Texto da revista Adoro Viagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário