4.1.12

Intercâmbio


Sempre aprendendo



What about turu, Jerônima?

Chef irlandês e cozinheira marajoara trocam figurinhas

Antes de sair da Ilha de Marajó para mostrar sua cozinha típica no Laboratório Paladar, D. Jerônima Barbosa foi avisada de que ali iria conhecer pessoas de todos os cantos do mundo. Mesmo precavida, não esperava se deparar no elevador do hotel com um gringo branquelo que exclamava, em sua direção: 'Congratulations!' Seu mais novo fã era o irlandês Kevin Thornton, chef do Thornton's, que figura na lista dos 50 melhores do mundo de acordo com a revista Restaurant. No dia anterior, tinha experimentado a comida de Jerônima na aula. Não entendeu as explicações em português, mas a comida, sim.

Como Jerônima não sabe inglês, os elogios lhe pareceram resmungos indecifráveis. Foi preciso um novo reencontro, dessa vez com tradução simultânea do Paladar, para que os dois conversassem. Thornton não rodeou. Caneta em punho à espera de respostas objetivas, perguntou a Jerônima onde poderia encontrar na Amazônia cogumelos alucinógenos de qualidade ('good hallucinogenic mushroons'). Os olhos da senhora de 69 anos se esbugalharam e, receosa, deixou claro que não entendia 'dessas coisas'.

Mudando de assunto, Jerônima quis saber por que o pessoal da terra de Thornton é tão fascinado por batata e como era a cozinha dele. Com a mesma caneta dos cogumelos, o chef desenhou um de seus pratos: uma base de vegetal servindo de suporte a uma vieira, caviar e uma folha de ouro. 'Ouro?! Que coisa chique', comentou Jerônima.

Por mais que búfalo de Marajó não se assemelhe a cerveja Guinness, ambos aprenderam a cozinhar observando as mães no fogão. Jerônima esqueceu o susto inicial. Arriscou um 'thank you', mas Thornton não entendeu como despedida. Queria mais papo. 'A senhora pode me falar do turu?', perguntou, interessado no molusco da Amazônia, servido por ela na aula, que, mesmo sem efeitos adicionais, o impressionou muito.



Foto original de Felipe Rau, da Agência Estado. Texto de Bruno Moreschi no Estadão








Nenhum comentário:

Postar um comentário